Páginas

3/05/2018

Hasta la Vista Goodreads

Para quem nunca ouviu falar a pagina web Goodreads, digamos que é um site onde estão colocados quase todos os livros que deambulam pelo mundo e qualquer usuário pode pontuar e resenhar. Uma espécie de IMDB dos filmes.

Até há pouco tempo, qualquer autor poderia fazer promoções no site para divulgar os seus livros, em troca tinha de dar livros os usuários, chamava-se "giveaways". Ou seja, era uma excelente ferramenta para dar a conhecer novos escritores, sobretudo no mercado inglês, visto que o site só está nesse idioma, mas eu, pessoalmente, fiz promoções dos meus livros tanto em português como em espanhol. 


Agora, as regras mudaram, para que eu possa fazer um giveaway tenho de pagar como mínimo 125 dólares e ainda enviar os livros aos vencedores. Ou seja, já não compensa, se pensar, principalmente, nos mercados mais pequenos como o italiano, francês, espanhol e português.


Conclusão: quase todos perdem. As pequenas editoras e autores independentes porque já não podem aceder a este mercado, os leitores que deixam de conhecer novos escritores e terão só acesso às editoras com dinheiro. A Goodreads (que pertence à Amazon) fica a ganhar porque agora cobra mais dinheiro. Porém, o número de livros em giveaway desceu drasticamente, enfim, eles saberão

Assim que, hasta la vista goodreads, não voltarei a fazer qualquer promoção nem aceder à minha conta pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário